Observatório da Educação recebe inscrições de projetos até 8 de setembro

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) abriu edital para o Programa Observatório da Educação.

O Observatório da Educação pretende fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas educacionais, com a finalidade de estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado, por meio de financiamento específico. No edital, em especial, o Observatório tem interesse em estudos que enfoquem as questões relacionadas à docência e à formação dos profissionais da educação básica.

Podem apresentar propostas núcleos locais e núcleos em rede. Os núcleos locais são compostos por, no mínimo, um Programa de Pós-Graduação stricto sensu de uma IES, um docente orientador, um estudante de doutorado, dois estudantes de mestrado e até seis estudantes de graduação. Os núcleos em rede correspondem àqueles que tem, pelo menos, três Programas de Pós-Graduação de três IES distintas, três docentes orientadores, nove estudantes de doutorado ou pós-doutorado ou mestrado (três de cada instituição) e até 18 acadêmicos de graduação (seis de cada instituição).

Os projetos de estudos e pesquisas devem ser enviados à Capes até o dia 08 de setembro de 2008. A íntegra do edital está disponível na página http://www.capes.gov.br/editais/abertos/observatorio_educacao.html