Estudantes atletas da Universidade recebem kits na Cidade Universitária

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Nesta quinta-feira, 20, foi realizada a cerimônia de entrega de kits com bonés, sacolas e camisetas da Universidade para estudantes integrantes do Programa Bolsa Atleta da UFMS, campeões da seletiva dos Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul (Jums) de Praia e para os 13 ingressantes em cursos de graduação por meio do Pró-Atleta, processo seletivo inédito para atletas de alto rendimento esportivo. Neste ano, 25 atletas foram contemplados com bolsas, sendo três estudantes do Câmpus do Pantanal (CPan) e os demais da Cidade Universitária.

O reitor Marcelo Turine parabenizou os estudantes pelo reconhecimento da UFMS em relação ao esporte. “Parabéns para vocês. Para nós, é um orgulho muito grande ter vocês como nosso time de atletas, que lutam pela imagem da nossa Universidade, pelo esporte da Universidade e do Mato Grosso do Sul. […] Cada vez mais, a gente tem que empolgar os nossos estudantes a participarem do esporte universitário. Isso é uma defesa do esporte universitário, defesa para que vocês nos ajudem a trazer troféus para o Mato Grosso do Sul, porque nós estamos aqui honrando o nosso Estado”, disse.

A vice-reitora Camila Ítavo reafirmou a importância fomento do esporte universitário. “Eu acompanho, eu torço pela UFMS, por vocês. Cada vez que vocês vão para um pódio ou participam, eu vibro junto. Acho que a conexão que a gente tem com o esporte muito forte. No nosso coração, do reitor e meu, a seleção dos estudantes que são atletas é uma realidade, nós vamos manter isso, e a gente quer aprimorar”.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes Pereira, expressou sua felicidade em poder encontrar jovens atletas e estudantes interessados em se desenvolver profissionalmente a partir do esporte. “Nós, que trabalhamos com o esporte universitário, ficamos querendo que o esporte floresça, que a gente tenha boa qualidade, que vocês sejam felizes fazendo esporte, e uma tarde como essa, é uma tarde muito, muito feliz pra gente”, pontuou.

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos, da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Edineia Ribeiro, comentou os avanços do esporte e a valorização dos atletas da Instituição. “Além desses alunos terem que cumprir todos os requisitos de um estudante de graduação, eles também sendo integrantes do Bolsa Atleta, precisam cumprir os requisitos do que é ser um bolsista, representando a Universidade em vários eventos esportivos, não só eventos regionais, mas eventos nacionais, estaduais e agora até internacionais, o que deixa a gente bastante feliz, porque é o nome da Universidade sendo representado em diversos locais”.

O estudante do Curso de Enfermagem, do Instituto Integrado de Saúde, Guilherme Augusto Santana Corrêa da Silva foi um dos ingressantes pelo processo seletivo para atletas de alto rendimento. “Eu acho que o atleta, no período em que ele se dedica para chegar ao ponto de ser profissional, precisa abrir mão de algumas coisas. Algumas das vezes, a gente acaba abrindo mão do estudo que nos levaria a estar dentro de uma universidade federal. Com essa oportunidade de ter sido um atleta de excelência e agora ingressar na Universidade Federal, acho que a gente consegue conciliar aquilo que a gente um dia abriu mão para poder ter um ensino superior também de excelência”, afirmou.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Cristhofer Andrade