Academia Escola abre inscrições para aulas de musculação

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas fazem promessas e se comprometem a mudar hábitos e criar uma nova rotina, mais saudável e regrada. Para aqueles que querem começar a prática de exercícios físicos em 2024, a Academia Escola UFMS irá selecionar 500 participantes, das comunidades interna e externa, para aulas de musculação. As inscrições devem ser realizadas em fluxo contínuo, entre os dias 1º e 7 de cada mês, no portal de cursos e eventos da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). Para os estudantes que desejam solicitar isenção do pagamento da taxa semestral, o cadastro deve ser realizado entre os dias 2 e 4 de janeiro, no portal do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

O programa institucional tem o objetivo de promover a qualidade de vida e fomentar a prática de atividades físicas para servidores da UFMS e seus familiares, estudantes de graduação e pós-graduação, alunos da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), colaboradores terceirizados da UFMS e seus familiares, colaboradores da Fapec e familiares, além do público externo. Os usuários aprovados terão direito ao uso do espaço e equipamento de musculação, recebendo orientações técnicas do organizador do programa, com o apoio dos bolsistas do Curso de Educação Física.

O coordenador do Programa Institucional Academia Escola UFMS, Marcelo Gonçalves Duarte, reforça a importância da prática assistida de exercícios físicos, promovendo a saúde dos participantes. “A musculação, assim como outras formas de exercícios físicos, pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão e melhorar o bem-estar mental do corpo, pois, além da liberação de endorfina, que favorece a sensação de contentamento, a atividade também melhora a autoestima, contribuindo para a confiança em si mesmo”.

Inscrições e cadastro

Para confirmar vínculo no projeto, os candidatos precisam efetuar o pagamento de uma taxa semestral. Estudantes da UFMS e membros da UnAPI pagam R$ 250; servidores, colaboradores terceirizados e da Fapec, e seus respectivos familiares, devem efetuar o pagamento de R$ 350; para o público externo, a taxa semestral é de R$ 400. A Universidade ainda oferece isenção total para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, destinando 20% das vagas totais para aqueles que estiverem com o perfil do estudante do CadÚnico atualizado e vigente.

Os usuários pagantes devem acessar o portal do Sigproj, preencher o formulário com todos os dados pessoais e anexar o comprovante de pagamento, já a inscrição dos candidatos isentos é feita diretamente no Sigproj. Assim que for confirmada a aprovação no edital, todos os participantes devem completar o formulário de anamnese e prontidão para atividade física, disponível na página da Academia Escola UFMS.

De acordo com o coordenador do projeto, a necessidade de democratização dos espaços e expansão da oferta de prática de atividades físicas tem se tornado cada vez mais visível, possibilitando, assim, qualidade e equidade social para todos os públicos. “É essencial discutir a função social da atividade física também, de forma pragmática e objetivando transformações, portanto, entendemos que a Academia Escola UFMS oportuniza essa transformação por meio da oferta de vagas para a musculação no momento”.

A divulgação do resultado final inscritos isentos está prevista para o dia 12 de janeiro, com o início das aulas de musculação marcado para o dia 15 de janeiro. No caso dos usuários pagantes, o cronograma segue modelo de fluxo contínuo, todo dia 10 de cada mês será publicada a lista atualizada dos novos participantes. É possível realizar a prática de musculação de segunda a sexta, em seis turmas diferentes, das 9h às 21h30, escolhidas previamente. Aos sábados, a Academia Escola UFMS funciona das 8h às 12h, e fica aberta a todos os usuários aprovados no edital.

Confira o edital completo abaixo:

Texto: Agatha Espírito Santo