Campanha Eu Respeito de fevereiro tem como tema os Sonhos

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

O mês de fevereiro é marcado pela concretização de sonhos na Universidade, com a divulgação do resultado dos processos seletivos para ingresso, cerimônias de colação de grau e a posse de servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha Eu Respeito do mês de fevereiro tem como tema Os Sonhos e o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor azul.

Estudantes dos Câmpus de Coxim; Paranaíba; Chapadão do Sul;  Naviraí; Nova Andradina de Ponta Porã, realizam o desejo de se formarem pela UFMS. As colações de grau ocorrem sempre às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Também no primeiro dia do mês, os programas Segundo Tempo Padrão e Universitário retomam as atividades. Além de movimentar o esporte universitário, os programas promovem saúde, lazer e conhecimento da prática esportiva para a comunidade interna e externa.

Mesmo no período de férias, o Câmpus de Coxim mantém os cuidados com a saúde mental da comunidade universitária. O projeto de extensão Arteterapia na Universidade promoverá sessões  grupais e virtuais entre os dias 2 e 9.

Falando em saúde, o mês de fevereiro também é marcado por campanhas de conscientização sobre doenças. O Fevereiro Roxo alerta para a prevenção do lúpus, fibromialgia e mal de alzheimer, enquanto o Fevereiro Laranja conscientiza sobre a leucemia.

Milhares de estudantes de todo o país sonham em ingressar na UFMS, uma das melhores universidades do país e do mundo. Com recorde de inscrições nos processos seletivos, os resultados do Vestibular UFMS 2023 e da 3ª Etapa do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) serão divulgados no dia 6. O sonho começa a se tornar realidade e o período de matrículas para os calouros aprovados começa no dia 10 de fevereiro.

O período letivo de verão inicia no dia 6 de fevereiro. As disciplinas têm aulas de forma concentrada e as vagas foram divulgadas pelas unidades e câmpus.

Depois de passarem por um concurso público, 99 novos servidores realizam o sonho de fazerem parte do corpo docente e técnico da Universidade. A posse dos novos professores está prevista para o dia 9, enquanto a cerimônia de posse dos técnicos deve ser realizada no dia 15 de fevereiro.

Parte da campanha Eu Respeito, os novos servidores serão acolhidos. Após a etapa de perícia e entrega da documentação, os docentes e servidores técnicos-administrativos participarão do curso de ambientação.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado no dia 11 e a Universidade prevê a publicação de editais que buscam incentivar a participação igualitária. Além disso, a divulgação do edital do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado está prevista para a segunda quinzena de fevereiro. O objetivo é preencher as vagas nos programas de pós-graduação, com ingresso no segundo semestre de 2023.

No mês que precede o início do período letivo, a comunidade universitária se organiza para as aulas. Os estudantes da pós-graduação têm entre os dias 13 e 15 para a renovação da matrícula, enquanto os graduandos têm o prazo de 16 a 17 de fevereiro.

Enquanto isso, os professores se preparam para receber os estudantes. A Semana Pedagógica começa no dia 27 e será realizada no formato remoto, pelas plataformas digitais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS.

No fim do mês, os residentes celebram o fim de uma etapa e início de uma nova fase profissional. No dia 27, está prevista a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica e Multiprofissional na Cidade Universitária.

No Câmpus de Chapadão do Sul, o projeto Horta Universitária inicia as atividades com uma experiência prática sobre o planejamento, implantação e a manutenção de hortas. Os produtos produzidos serão destinados para os estudantes, docentes, técnicos e colaboradores do projeto, como forma de proporcionar uma alimentação mais balanceada e de forma gratuita.

Por fim, a Universidade divulgará o novo vídeo institucional. O material apresentará a história da Instituição, suas dimensões, conquistas, missão e as projeções para o futuro.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha