Revitalização do Ginásio Moreninho contribui para a formação de estudantes e fomenta a prática esportiva

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

A revitalização do Ginásio Moreninho foi entregue nesta quinta-feira, 6, na Cidade Universitária. O local passou por mudanças que proporcionaram acessibilidade e melhores condições para a prática esportiva. Além de palco para competições, o Ginásio possibilita a realização de eventos e é utilizado para as aulas.

O reitor Marcelo Turine destaca que o Ginásio serve como laboratório para os estudantes de Educação Física. “É mais um espaço revitalizado que entregamos para a formação dos nossos jovens. Que vocês [estudantes] ocupem esse espaço e também nos ajudem a preservá-lo”, disse.

A vice-reitora Camila Ítavo agradeceu os professores do curso de Educação Física que colaboraram durante o  processo de revitalização e comentou sobre as novas possibilidades para realização de eventos. “Temos muito orgulho de entregar o Moreninho reformado e acessível. Que vocês cuidem com muito zelo para que nós possamos tê-lo por muito tempo e cheio de pessoas! Vamos utilizar da melhor maneira e que tenhamos muitos projetos aqui”, celebrou.

A revitalização incluiu uma série de melhorias: reforma nas quadras, nas salas do piso superior, troca do telhado, melhoria na iluminação externa, instalação do placar eletrônico, adequações para acessibilidade, piso tátil, reforma nos banheiros e adequações na parte elétrica e hidráulica do espaço.

“A reforma envolveu um trabalho árduo, fizemos tudo isso em meio a uma pandemia, mas honrando o compromisso da Instituição com os nossos estudantes e a sociedade. É um momento de muita alegria, pois não é só um ginásio, mas um laboratório de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, enfatizou a importância de investir no esporte. “Estamos melhorando muito. Temos que valorizar esse olhar em prol do esporte, isso funciona. Precisamos de mais esporte, mais ciência e mais cultura na nossa sociedade”.

A diretora em exercício da Faculdade de Educação, Sandra Helena Correia Diettrich, também comentou sobre a importância do ginásio para o ensino. “Para nós da Educação Física vai além de um espaço esportivo, é uma sala de aula. Aqui formamos nossos estudantes, é a nossa casa”.

A entrega da revitalização ocorreu em uma data simbólica, quando também é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. “Todos nós do esporte estamos muito felizes, ainda mais em uma data celebrada mundialmente. Temos uma perspectiva muito positiva, aqui a gente oportuniza a manutenção das ações esportivas e também consegue fazer a previsão de outros projetos nesse espaço. Então, além de contribuir para as ações de extensão, ainda temos um espaço que contribui para a formação”, afirmou a secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edinéia Ribeiro.

Para celebrar a entrega do Moreninho, atletas da Associação Desportiva e Ginástica das Moreninhas realizaram uma apresentação de Ginástica Rítmica. A estudante do curso de bacharelado de Educação Física da UFMS e ginasta da iniciativa, Isabele Trindade se apresentou e ainda comemorou a novidade. “O Moreninho é um ótimo lugar para competições. Nós esperamos muito pela revitalização e está maravilhoso!”.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Álvaro Herculano