Campanha Eu Respeito de julho celebra os 43 anos da Universidade

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Além de representar o encerramento do primeiro semestre letivo, julho tem uma programação especial em comemoração aos 43 anos de federalização da UFMS. Para marcar as celebrações, a campanha Eu Respeito tem como tema a Universidade. Em alusão à data, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor azul.

O mês começa com a abertura das inscrições do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos no dia 4 de julho. Além de uma oportunidade de ilustrar o calendário institucional no próximo ano, o concurso ainda proporciona uma possibilidade para que a comunidade universitária enalteça a instituição e a visão sobre a sua importância de maneira criativa.

Presente em rankings nacionais e internacionais entre as melhores instituições de ensino superior, a UFMS tem diversos motivos para comemorar – e tudo isso só foi possível graças àqueles que fazem dela uma universidade pública e de qualidade: os estudantes e servidores.

Em homenagem àqueles que passaram pela Universidade e levam o seu nome cada vez mais longe, será concedido o título de Ordem ao Mérito Egresso. A honraria é dada aos egressos dos cursos de graduação ou de pós-graduação da UFMS que se destacaram em suas atividades profissionais, contribuindo para o desenvolvimento e para a divulgação do conhecimento científico, tecnológico e cultural do Brasil.

Os servidores ativos e inativos também serão honrados durante a cerimônia. A homenagem será com a entrega dos títulos Técnico-Administrativo em Educação Emérito e Professor Emérito. A concessão das honrarias aos egressos e servidores será realizada no dia 5 de julho, às 8 horas, no teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pela TV UFMS.

Também no dia 5 de julho, a Universidade comemora o aniversário com muita música, e com talentos que fazem parte da comunidade universitária. Está previsto o Movimento Concerto, com a apresentação da Banda Sinfônica da UFMS, com a regência de Jorge Geraldo e solo de Evandro Rodrigues Higa, no piano. O concerto, que será realizado no teatro Glauce Rocha, tem também a participação da Orquestra Experimental Comunitária na abertura.

Ainda com relação à cultura, a TV UFMS inclui na programação um material sobre espaços dedicados à arte na Cidade Universitária. O programa Todas as Artes de julho tem como tema a galeria de Artes Visuais da Universidade e a exposição 4 Múltiplos. A exibição reúne trabalhos dos artistas professores que estiveram à frente do desenvolvimento da galeria.

Para encerrar o mês, será realizado um workshop sobre governança, organizado pela Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças no dia 26 de julho, no auditório do Complexo da EaD e Escola de Extensão.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha