Naturarte – mostra itinerante de artes visuais com foco em meio ambiente e biodiversidade

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Coordenador: Climbie Ferreira Hall

O uso de imagens como recursos didáticos e pedagógicos em sala de aula são determinantes para facilitar o aprendizado do aluno e auxiliar na exploração de conceitos, ideias e bases fundamentais na disciplina de Ciências/Biologia. Utilizar um recurso fotográfico ou desenho dentro das aulas, associado ao conteúdo repassado pelo professor colabora para sair do embasamento teórico por si só. Trazendo a imagem para o contexto da sala de aula, os estudantes têm mais liberdade de criar e de mostrar uma visão por seus próprios conceitos, trazendo emoções e sensações.

Além do mais, o conceito do professor artista-reflexivo estabelece uma relação interdisciplinar entre arte e ciência unindo teoria e prática. Vinculando a arte como ferramenta de ensino-aprendizagem, com foco na formação inicial de educadores de Ciências. Com isso o presente projeto propõe realizar uma mostra de artes visuais (fotografia, desenho e pintura) itinerante (com momentos no Campus de Três Lagoas e momentos em escolas do município), com a temática de Meio Ambiente e Biodiversidade; estimulando a comunidade interna do Campus de Três Lagoas a participarem da mostra; e promovendo e inserindo a arte como ferramenta de ensino, compartilhamento de ideias e divulgação cientifica no meio acadêmico e social em geral.

Para isso, iniciaremos o projeto com uma ampla divulgação do projeto na comunidade interna do CPTL. Serão aceitos fotografas, desenhos e pinturas feitos por membros da comunidade que deverão ser submetidos até o mês de agosto. Os materiais recebidos participarão de uma mostra on-line. Materiais selecionados por um júri técnico e por votação nas redes sociais serão impressos e serão expostos no CPTL e em escolas de Três Lagoas.