Aberta nova oportunidade para atividades esportivas em Campo Grande e Corumbá

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMS e crianças e adolescentes de toda a comunidade têm uma nova oportunidade de participarem dos programas Segundo Tempo Universitário (PSTU) e Segundo Tempo (PST). A participação é gratuita e entre as atividades que serão realizadas tanto na Cidade Universitária em Campo Grande, quanto no Câmpus do Pantanal em Corumbá, estão: lutas, esportes de aventura, atletismo, ginástica, atividades circenses e rítmicas, voleibol, futsal, hidroginástica, natação e treinamento funcional.

“O PST e o PSTU fazem parte de um programa federal que valoriza o esporte universitário e o esporte estudantil no âmbito da Universidade. Nós fomos agraciados com recursos importantes para que tanto o esporte na UFMS, quanto o esporte com as crianças que estão no entorno da Instituição sejam valorizados, incentivados e, sobretudo, que tragam os benefícios que o esporte traz para toda a comunidade”, destacou o Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes.

Oportunidades

A coordenadora geral dos programas PST e PSTU na Universidade, a secretária de projetos e eventos esportivos da Proece, Edineia Ribeiro, explicou que as oportunidades ofertadas neste edital são vagas que não foram preenchidas na primeira chamada. “Estamos dando a oportunidade de preenchimento, para que os programas ocorram da melhor forma possível, atendendo aos requisitos existentes nas diretrizes junto ao Ministério da Cidadania. As vagas são em diferentes turmas dentro de cada programa. São aproximadamente 50 nos núcleos 1 e 2 do PST da Cidade Universitária, 95 no núcleo 3 e 72 no núcleo 4 no Campus do Pantanal. Para o PSTU temos 108 vagas na Cidade Universitária e 180 vagas no Campus do Pantanal”, disse.

Os interessados podem conferir as atividades, turmas e horários no edital publicado neste link, no portal da Proece.

Inscrições

As inscrições estarão abertas entre 12 de abril e 6 de maio e deverão ser feitas presencialmente na sala do Programa Segundo Tempo, que fica ao lado das quadras na Cidade Universitária; ou no Laboratório de Educação Física e Saúde (sala D5) da Unidade I do Campus do Pantanal. “As pessoas que nos procurarem e as vagas já tiverem sido preenchidas, poderão ficar em um cadastro de reserva, então conforme forem surgindo novas vagas, iremos chamá-las”, destacou.

Podem participar do programa Segundo Tempo crianças e adolescentes da rede pública de ensino que tenham entre 6 e 17 anos de idade. Para a inscrição os responsáveis deverão preencher o formulário no ato da inscrição e apresentar: comprovante de vacinação da covid-19 (opcional); cópias do RG e CPF e a certidão de nascimento do participante; comprovante de endereço; atestado médico, caso a criança ou adolescente tenha alguma doença já diagnosticada por algum médico; e uma cópia do resumo do CadÚnico, caso o participante tenha a inscrição.

Para a participação no programa Segundo Tempo Universitário os estudantes da UFMS deverão preencher o formulário no ato da inscrição e apresentar: um comprovante de vínculo institucional, que pode ser o histórico acadêmico, a carteira de identificação do estudante ou a declaração de matrícula; e o exame médico dermatológico, para inscrição em atividades aquáticas. O exame poderá ser realizado na Clínica Escola Integrada da UFMS, mediante agendamento pelo telefone (67) 3345-7967.

O resultado da seleção para o PST e PSTU está previsto para 10 de maio e a publicação será feita no Boletim Oficial da UFMS e no portal da Proece. As atividades para os novos participantes terão início em 16 de maio.

Mais informações podem ser obtidas no perfil @esporte_proeceufms, pelo telefone (67) 3345-7248 ou pelo e-mail sepes.proece@ufms.br.

Texto: Ariane Comineti