Universidade disponibiliza apoio financeiro a projetos culturais

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Professores e técnicos administrativos têm até 11 de abril para a submissão de propostas de ações de cultura para o recebimento de fomento da UFMS. Poderão receber apoio projetos e cursos artísticos das áreas de música, teatro, circo, literatura, audiovisual e artes visuais, entre outros, além de grupos artísticos estáveis em andamento na Universidade.

As inscrições devem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos da UFMS (Sigproj). As ações poderão ser inéditas ou reedições de propostas aprovadas em editais anteriores, deverão ser ancoradas na inovação e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e também serem gratuitas para a comunidade universitária da UFMS. É preciso ainda que estejam vinculadas a um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidades (ONU) e que tenham execução prevista entre abril e dezembro de 2022.

Segundo o pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, esta é uma forma de dar ênfase às atividades artísticas que acontecem dentro da Universidade. “Esse edital é muito importante porque mostra o apoio que a administração dá à área das artes e cultura e permite que os grupos estáveis e de projetos de ensino e de fomento às artes para a comunidade, aconteçam com esse financiamento público via bolsas e via insumos. O edital mantém característica inovadora, afinal, são poucas as universidades que mantém um edital dessa natureza”, falou.

O diretor de Cultura e Esporte da Proece, João Batista de Santana, disse que além de fomentar os projetos e eventos, o objetivo é “promover intercâmbios culturais no âmbito da comunidade interna, especialmente entre os diversos câmpus da UFMS, visando à troca de experiências e conhecimentos acadêmicos”.

Ao todo serão investidos R$50 mil nas ações. “As propostas poderão ser inscritas em três modalidades: para projetos executados pela primeira vez o financiamento será de até R$ 2 mil; para reedições de projetos executados e apoiados pela UFMS em anos anteriores, o financiamento poderá ser de até R$ 3 mil; e para grupos artísticos estáveis em andamento na UFMS e reconhecidos pela Proece, o financiamento será de até R$ 4 mil”, explicou o secretário de projetos e eventos culturais, Eduardo Escrivano.

Coordenadores de ações com previsão de bolsas para estudantes poderão fazer a solicitação no Sigproj até 31 de março, por meio do edital PIBEXT 2022.

O resultado preliminar da seleção de ações para fomento está previsto para 25 de abril e o resultado final para 30 de abril. Mais informações podem ser obtidas no edital de divulgação, no portal da Proece, onde serão publicados também os demais editais referentes à seleção.

Texto: Ariane Comineti