Concurso seleciona fotografias para estampar o calendário de 2022

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Acadêmicos e servidores da UFMS têm até 3 de setembro para se inscreverem na 5ª edição do concurso fotográfico UFMS Além dos olhos. A iniciativa tem como objetivo promover a cultura fotográfica como expressão artística e cultural, como reconhecer novos talentos na comunidade universitária.

Neste ano, o concurso será realizado como projeto de cultura e incluirá exposição itinerante e workshop de fotografia. A mudança procura incentivar a participação da comunidade universitária e aumentar o conhecimento sobre a Universidade. Promovida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), a ação seleciona imagens para estampar o calendário institucional de 2022.

“O intuito é valorizar essa expressão artística por meio da imagem, mas ao mesmo tempo fortalecer o nosso vínculo com a Universidade. Então é trazer essa memória afetiva, mostrando os lugares que marcam a nossa trajetória na UFMS, o nosso cuidado com a Universidade, aquilo que tem um significado especial para cada um de nós”, explica a diretora da Agecom Rose Pinheiro.

As inscrições devem ser feitas pelo Sigproj mediante uso de passaporte e senha. Cada participante poderá inscrever apenas uma fotografia, com dimensões obrigatórias de 10×15 cm, no formato JPEG, resolução igual ou superior a 1770 x 1180 pixels (300 dpi) e sem tratamento realizado em programas de edição de imagem ou similares. Junto ao trabalho fotográfico deverão ser informados os seguintes dados do concorrente: data, local e nome da fotografia e um pequeno resumo de até três linhas sobre a imagem.

Ao todo são selecionadas pela comissão avaliadora 14 imagens para estampar o calendário institucional de cada ano. As fotos são publicadas no Facebook da UFMS e submetidas à avaliação popular, para que a mais votada ilustre a capa do calendário. Ainda em 2021, está prevista uma exposição fotográfica das escolhidas durante o Festival Mais Cultura.

A votação para a capa do calendário deve acontecer entre 13 e 17 de setembro e a divulgação da fotografia vencedora, que estampará a capa do Calendário 2022, em 30 de setembro.

Confira mais informações sobre o concurso no edital abaixo.

Edital_Agecom_Alem_dos_Olhos_2021