Apresentação do Movimento Concerto será na quarta-feira pelo canal da TV UFMS

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h30 será transmitida pelo canal da TV UFMS  a edição de maio do programa Movimento Concerto. A apresentação será dos docentes do curso de Música Gustavo Penha, Pieter Rahmeier, Max Packer e Rafael Salgado. A ação faz parte da campanha Eu Respeito, que neste mês celebra o trabalho desempenhado por todos os professores e técnicos-administrativos que constituem a Universidade.

Gustavo Penha irá tocar o teorba, instrumento de cordas de origem italiana, criado no final do século 16 e início do século 17. “O repertório que vou tocar é justamente do início do século 17. Serão duas peças de Johannes Hieronymus Kapsberger, compositor de família germânica, mas que nasceu na Itália. Johannes é um representante italiano na música barroca de cordas dedilhadas, mas, para além das cordas dedilhadas, foi citado também pelos pensadores da época como grande músico de destaque, em todo seu fazer. Serão duas peças: um prelúdio e uma tocata”, apontou.

Pieter Rahmeier e Max Packer irão apresentar quatro peças. “A primeira é uma sonata em ré menor do austríaco Ferdinand Rebay, vamos tocar os dois primeiros movimentos que são allegro molto moderato e um tema com variações. Em seguida vamos tocar também composições brasileiras, a canção ‘Constance’ do compositor Guinga, que é considerado um dos grandes nomes da música brasileira na atualidade, e, para encerrar, vamos tocar o clássico ‘Rosa’, que é um dos grandes temas do Pixinguinha, um dos clássicos da música popular brasileira”, informou o professor Pieter.

Rafael Salgado irá apresentar duas músicas de Anibal Augusto Sardinha, violonista mais conhecido como “Garoto”, que teve grande destaque nas décadas de 30 e 40. “Ele foi um dos músicos que acompanhou a Carmem Miranda, quando ela foi famosa nos Estados Unidos. Vou tocar a música ‘Gente Humilde’, uma canção que muita gente acredita ser do Vinicius de Moraes ou Chico Buarque, mas na verdade a música foi composta pelo Garoto e posteriormente o Chico e o Vinicius compuseram a letra, na década de 70. E também vou tocar um choro chamado ‘Jorge do Fusa’. Garoto volta em evidência no final dos anos 80, início dos anos 90, principalmente pelos dois violonistas Raphael Rabello e Paulo Bellinati. Paulo faz uma edição das partituras do Garoto e grava um CD, a partir de então traz o Garoto pros programas de concerto dos violonistas e ele é bastante tocado hoje”, disse.

Por meio do Movimento Concerto são realizadas apresentações musicais gratuitas e abertas à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso a este tipo de repertório. Em 2021 os concertos serão virtuais com transmissão pelo canal da TV UFMS no Youtube.

Na programação constam apresentações mensais de abril a dezembro. O coordenador do projeto, William Teixeira revelou que para os meses de junho e dezembro os concertos terão produções de estudantes do curso de Música.

Texto: Ariane Comineti