Programas Segundo Tempo Padrão e Universitário selecionam bolsistas

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Até 6 de abril, professores e estudantes dos cursos de Educação Física, da Cidade Universitária e do Campus do Pantanal, podem se inscrever em processo seletivo para concessão de bolsas voltadas à execução do Programa Segundo Tempo Padrão (PST) e Universitário (PSTU). A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) em convênio com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, e com administração da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

“É uma honra pra UFMS receber recursos de parceria da Secretaria Especial do Esporte para os dois programas que, além de movimentar o esporte universitário, promovem saúde, lazer e conhecimento da prática esportiva para a comunidade interna e externa. Em especial, para os bolsistas, há a possibilidade de vivência acadêmica importante e interface com a sociedade. Esse fomento junto ao Ministério foi conseguido pelo reitor Marcelo Turine, na gestão passada, e pelo coordenador de Cultura e Esporte da Proece, na época, e professor do curso de Educação Física da Cidade Universitária, Junior Wagner Pereira da Silva”, destaca o pró-reitor da Proece Marcelo Fernandes.

A coordenadora-geral do PST e do PSTU Edineia Aparecida Gomes Ribeiro explica que ambos são iniciativas da Secretaria Especial do Esporte. “O objetivo do Ministério e da Secretaria é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino”, diz Edineia. Ela é secretária de Projetos e Eventos Esportivos (Sepes) e atua na Divisão de Cultura e Esporte da Proece. “A parceria entre a Universidade e o Ministério permitiu a implantação dos núcleos do PST e PSTU na Cidade Universitária e no Câmpus do Pantanal, o que contribui também para a consolidação do Programa Mais Esporte na UFMS”, ressalta.

As inscrições devem ser feitas no Sigproj. São seis bolsas para professores, com valor mensal de R$ 2,2 mil, e dez bolsas para acadêmicos, com valor mensal de R$ 1.045,00. As bolsas serão pagas pela Fapec e têm vigência de maio de 2021 a novembro de 2022. Os candidatos devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolver as atividades nos programas. As bolsas são distribuídas da seguinte forma: duas para professores e seis para acadêmicos no Programa Segundo Tempo Universitário e quatro para professores e quatro para acadêmicos no Programa Segundo Tempo Padrão.

“O PST e o PSTU, além de contribuírem para o estilo de vida ativo dos participantes, contribuirão para a inclusão dos acadêmicos dos cursos de Educação Física no papel de monitores. Essa condição possibilita a ampliação da formação em graduação e a preparação de agentes disseminadores da perspectiva educacional do esporte.  Com relação aos Programas, temos a meta de atender um público de mil participantes, distribuídos entre as diferentes modalidades esportivas, respeitando os protocolos de biossegurança vigente contra a disseminação da Covid-19”, reforça Edineia. As modalidades são: musculação, hidroginástica, natação, esporte de marca e com rede divisória, esporte de invasão, treinamento funcional, esportes com as mãos, voleibol, esportes com os pés, lutas, atividades circenses, esportes de aventura, atividades rítmicas, esportes aquáticos e atletismo.

Para mais informações sobre requisitos, documentação, critérios para seleção e cronograma completo, acessar os editais abaixo. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail sepes.proece@ufms.br

Edital_Proece_Professores_bolsistas_para_ações_de_esporte Edital_Proece_Bolsistas_para_ações_de_esporte

Texto: Vanessa Amin