PRÓ-VÔLEI UFMS – Projeto de Desenvolvimento do Voleibol

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Projeto de Desenvolvimento do Voleibol – PRÓ-VÔLEI UFMS, sob a coordenação do servidor docente Joel Saraiva Ferreira e acadêmica bolsista Sthephanny Borges Fria.

Ao considerarmos o esporte como um direito social, que deve ser assegurado por meio de políticas públicas específicas, notamos a abrangência das ações de fomento ao esporte como elemento essencial para que se alcance o pleno desenvolvimento das pessoas, considerando tanto os aspectos individuais quanto coletivos. Assim, a prática sistematizada e orientada do voleibol, esporte criado há mais de um século e bastante popular no Brasil, se apresenta como ferramenta importante para a qualificação das políticas públicas de esporte e lazer no contexto da UFMS.

Além do mais, desde o ano de 2017 a UFMS está consolidando uma nova perspectiva de política de esporte e lazer no âmbito universitário, contemplando, dentre outras ações, o esporte de rendimento. É nesse cenário que o presente projeto foi concebido, exatamente ao identificar o potencial que o mencionado esporte apresenta, concomitantemente com a demanda oriunda da comunidade acadêmica da Cidade Universitária da UFMS, em Campo Grande.

O objetivo é fomentar a prática esportiva, na perspectiva do esporte de rendimento, da modalidade de voleibol entre estudantes de graduação e pós-graduação na Cidade Universitária da UFMS. Para isso, serão realizados treinamentos com periodicidade semanal, com equipes dos naipes masculino e feminino. Os treinamentos serão voltados ao desenvolvimento e aprimoramento dos aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos dos/das atletas.

A avaliação do projeto ocorrerá de forma contínua, por meio de reuniões mensais entre os membros da equipe executora. Para isso, as fontes de informações (indicadores) que subsidiarão as avaliações dos resultados propostos são: ficha de controle mensal de frequência dos atletas; coleta de relatos verbais dos atletas do projeto; resultados obtidos em competições.