Teatro na Universidade

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

O projeto “Teatro na Universidade”, anteriormente denominado ‘Teatro e cinema na Universidade, que entra em seu quarto ano, objetiva proporcionar aos acadêmicos de Aquidauana, Anastácio e região o contato formador com o teatro, uma forma de arte a que a população da região de abrangência tem pouco acesso, haja vista que poucas peças teatrais se apresentam aqui. Dessa maneira, com este projeto, pretendemos ampliar as possibilidades de acesso à arte de qualidade, contribuindo para formar um grupo de teatro com universitários para realizar leituras dramáticas e intervenções artísticas no Campus e escolas da região, além de promover a leitura de obras que contribuam para a formação crítica dos participantes e documentar a produção em fotografia e, se possível, vídeo.

Tal como nos anos anteriores de 2017, 2018 e 2019 considerando a entrada de novos membros no grupo, inicialmente, será promovida uma oficina de teatro, em que o foco serão jogos teatrais com os interessados para que os estudantes tenham melhor desenvoltura nas leituras dramáticas e nas encenações. A seguir, apresentaremos textos teatrais, discutindo com o grupo aspectos do gênero. Como última etapa da parte do projeto relativa ao teatro, os participantes serão apresentados ao texto escolhido, iniciando a produção da peça prevista e, por fim, farão apresentações para o Campus e em escolas parceiras. Já na etapa relativa à documentação em fotografia e video, realizada concomitantemente à teatral, será produzido ao final um curta com o making off de todo o processo de produção da peça. Ao final, ambos, a peça e o curta serão apresentados à comunidade universitária.

Neste quarto ano, 2020, a meta é produzir e apresentar a peça ‘Auto da Barca (des) governada, texto original de autoria do Coordenador, com contribuições da Diretora e de todo o grupo. A peça é uma livre adaptação da peça de teatro de Gil Vicente, um dos maiores dramaturgos portugueses. Caso a necessidade de isolamento se estenda, temos como alternativa gravar uma série de esquetes e poemas, a partir do tema Flagrantes poéticos e com título provisório “Ensaios sobre a irrealidade cotidiana”, a qual será editada em forma de vídeo e apresentada em canais ainda a serem selecionados.Tendo em vista o período excepcional por que passamos, marcado pela pandemia em curso, todas as atividades deverão ser realizadas de acordo com o plano de contingência da UFMS e do Campus de Aquidauana.

Coordenador:

• José Alonso Torres Freire