Los Pantaneiros

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

O circo é uma das artes mais antigas da humanidade e por muito tempo foi a forma de expressão artística que maiorpúblico mobilizava durante todo o século XIX até meados do XX. Mas com o passar do tempo passa a ser marginalizado, considerado uma arte menor, muitas vezes seus praticantes são vistos com escárnio e desconfiança.
Um exemplo disso ocorreu durante a estreia do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain, em 2002. Um crítico de cinema do jornal Folha de São Paulo ao não gostar do filme, traçou no jornal, um paralelo rápido e superficial entre passatempo e arte, e no final reforçou sua tese ao escrever: “Pede-se que esse passatempo tenha ideias – ou ao menos finja tê-las -, pois ninguém deseja que o cinema se confunda com coisas como parque de diversões ou circo, por exemplo, o que diminuiria seu valor’ (SILVA,2017) Segundo a autora, nem mesmo alguns Institutos de Artes de Universidades consideram o fazer do circo como “arte”, apesar de um grande número de alunos de graduação e pós-graduação desenvolverem pesquisas sobre o tema.

Neste contexto o presente projeto visa contribuir para que a Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, auxilie a reescrever essa história, dando o devido lugar que o circo merece no mundo das artes, fomentando a arte circense no CPAN.

Coordenador:

• Rogério Zaim de Melo