Camerata Madeiras Dedilhadas

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

A Camerata Madeiras Dedilhadas constitui conjunto musical inovador que combina o timbre do violão ao timbre dos instrumentos de sopro/madeiras, como o clarinete, a flauta, etc. Seu projeto de repertório também é diferenciado pois abarca obras do Barroco, Classicismo – cujos maiores expoente são Bach, Handel e Mozart – , além de música clássica Brasileira – escrita por mestres como Carlos Gomes e Villa-Lobos – e a música regional de nosso Estado. Os integrantes são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solista. O Projeto pretende se estruturar com um laboratório de performance e transcrições musicologicamente embasadas.

Seus objetivos centrais são:

1) Contribuir para a melhoria da qualidade musical-interpretativa no âmbito regional;

2) oferecer ao público regional apresentações de qualidade;

3) oferecer masterclasses e workshops para os acadêmicos da UFMS;

4) contribuir para o diálogo entre pesquisa e difusão da produção artística e científica universitária no Campi da UFMS e demais espaço que se interessem pelo trabalho da Camerata.

O projeto está aberto a convites para apresentações da Camerata, desde que as condições atuais possibilitem uma apresentação em nível de excelência. As atividades ocorrerão assim que as autoridades externas e internas da UFMS liberarem, e que as condições sanitárias sejam levadas em consideração. Um plano de trabalho para os ensaios e apresentações serão elaborados, e quando permitido, serão executados. No entanto, a elaboração de material, a prática individual e encontros virtuais serão realizados pelo conjunto.

Coordenador:

  • Rafael Salgado

Bolsistas:

  • André L. Terêncio Ramão
  • Gabriel dos Santos
  • Higor Alves Rinaldi da Silva
  • Wilton de Oliveira Lopes