IV COLÓQUIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS: A Interface dos Direitos Humanos com a formação acadêmica

Postado por: Eduardo Ramirez Meza

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, realizarão nos próximos dias 23 e 24 de abril de 2019 o IV Colóquio Estadual de Direitos Humanos (confira a programação abaixo).

Nesta quarta edição o Colóquio terá como tema central “a interface dos Direitos Humanos com a formação acadêmica” e como objetivo geral fomentar a discussão sobre temas e ações que possam resultar em propostas para a implementação de Políticas de Direitos Humanos em Mato Grosso do Sul.

Como o próprio tema e a forma do evento (Colóquio) sugerem, a ideia é promover reflexão e debate assentados na produção científica do conhecimento e, neste contexto, a partir de cinco “lugares” ou “olhares” acadêmicos: Direitos Humanos, Psicologia, Educação, Antropologia Social e Comunicação.

O evento tem como público-alvo conselheiros estaduais e municipais de direitos e de políticas públicas, gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais direta ou indiretamente envolvidas com o tema, estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMS e outras instituições de ensino superior, além de quaisquer outras pessoas interessadas no assunto.

As vagas são limitadas e, para o preenchimento, será dada prioridade para pessoas que anteciparem sua inscrição on-line no link do evento (inscrições on-line aqui) e que registrarem sua presença, no local do evento, até as 18h30 do dia 23 de abril de 2019. Após este horário a coordenação do evento acolherá a inscrição presencial das pessoas interessadas, por ordem de chegada. Todas as pessoas que participarem do evento receberão certificado de extensão, com carga horária de 7h.

A ideia do Colóquio é promover um diálogo acessível, porém aprofundado, trazendo reflexões científicas a todos os participantes, de maneira a estimular debates qualificados. Desta forma, pretende-se alcançar a três objetivos específicos: 1) proporcionar troca de experiências entre a academia e gestores de políticas públicas, no intuito de ampliar as discussões acerca da temática; 2) possibilitar e propor a divulgação, união e interação da atuação de cada setor, enriquecendo e fortalecendo o desenvolvimento das ações que tenham foco nesse tema, e 3) fortalecer práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações.

Confira a programação do IV Colóquio Estadual de Direitos Humanos: a interface dos direitos humanos com a formação acadêmica

Atividades da noite do dia 23/04/2019 – Local: Auditório 2 – Multiuso
19h00-19h20 Solenidade de Abertura
19h20-19h30 Apresentação Cultural com o grupo Terça das Quintas
19h30-20h30 Palestra magna: DIREITOS HUMANOS – DA ÉTICA NATURAL À ÉTICA DO COMPARTILHAMENTO
Profª Drª Maria de Lourdes Jeffery Contini
20h30-21h00 Debate aberto ao público e encerramento das atividades da noite
Atividades da manhã do dia 24/04/2019 – Local: Auditório 1 – Multiuso
08h00-09h15 Painel 1: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA SOCIAL

  • Direitos Humanos de crianças em pesquisa e extensão realizados em escolas públicas de Campo Grande/MS
    Profª Drª Constantina Xavier Filha
  • Profissão: perigo – O fazer antropológico em tempo de ataque aos direitos humanos
    Prof. Dr. Guilherme Rodrigues Passamani
  • A transversalidade dos Direitos Humanos com a Assistência Social
    Prof. Me. Leandro Henrique Araújo Leite

Mediação: Leomar Alves Rosa

09h15-09h30 Debate aberto ao público e encerramento do primeiro painel
09h30-09h45 Intervalo
09h45-11h15 Painel 2: DIREITOS HUMANOS, PSICOLOGIA E COMUNICAÇÃO

  • Direitos humanos e solidariedade intergeracional no cenário de crise ambiental global
    Profª Drª Lívia Gaigher Bósio Campello
  • Psicologia, formação e Direitos Humanos: desafios contemporâneos
    Profª Ma. Sandra Maria Francisco de Amorim
  • Entre a humanização e a estigmatização – os desafios da cobertura jornalística sobre direitos humanos
    Ma. Lynara Ojeda de Souza
  • O empoderamento como estratégia de sobrevivência: A visão dos Direitos Humanos
    Profª Drª Rosemeire Lopes da Silva Farias

Mediação: Sabrina Frazeto

11h15-11h35 Debate aberto ao público e encerramento do segundo painel
11h35-12h00 Avaliações, sorteio de obras e brindes e encerramento do evento

 

Conheça um pouco sobre a Palestrante e os/as Painelistas do IV Colóquio Estadual de Direitos Humanos

  • MARIA DE LOURDES JEFFERY CONTINI: Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980), Mestra em Educação/Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutora em Educação/Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, psicóloga e psicanalista da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul e participa como pesquisadora do Programa Escola de Conselhos da PROECE/UFMS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, promoção de saúde, saúde mental, formação em psicologia, infância, adolescência e situações de vulnerabilidade.
  • CONSTANTINA XAVIER FILHA: Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, FEUSP. Professora Associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação CPAN-UFMS. Líder-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero (GEPSEX). Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão em escolas públicas sobre as temáticas de gênero, violência contra crianças e direitos humanos.
  • GUILHERME RODRIGUES PASSAMANI: Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Ministra aulas nas graduações de Ciências Sociais, Jornalismo, Audiovisual e Odontologia. Graduado em Ciências Sociais e História nas habilitações de licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Integração Latino-Americana, com área de concentração em História Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Ciências Sociais na área de Estudos de Gênero pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador visitante na Universidade de Coimbra (Portugal) entre 2007/2008 e pesquisador visitante na Universidade do Colorado – Boulder (Estados Unidos) entre 2014/2015. Coordenador do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade (NENP/UFMS/CNPq). Autor dos livros O arco-íris (des)coberto (EdUFSM); Na batida da concha: sociabilidades juvenis e homossexualidades reservadas no interior do Rio Grande do Sul (EdUFSM) e Batalha de Confete. Envelhecimento, condutas homossexuais e regimes de visibilidade no Pantanal-MS (Papéis Selvagens Edições).
  • LEANDRO HENRIQUE ARAÚJO LEITE: Graduado em Pedagogia (IESAP) e em Serviço Social (Universidade Anhanguera Uniderp). Especialista em Metodologia e Gestão para a Educação a Distância (Universidade Anhanguera Uniderp) e Dependência Química e Saúde Mental (ICPG). Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB). Professor do Curso de Pedagogia da FACSUL. Consultor IBISS-CO. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Economia Criativa, Aprendizagem e a Solidariedade Ativa na Dinâmica Territorial.
  • LÍVIA GAIGHER BÓSIO CAMPELLO: Pós-Doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo – USP, Doutora em Direito das Relações Econômicas e Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e Mestra em Políticas Públicas e Processo pelo Centro Universitário Fluminense – UNIFLU. Professora Adjunta na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da UFMS. Coordenadora Local do Programa de Doutorado Interinstitucional – DINTER USP/UFMS. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Cooperação Internacional e Meio Ambiente” (MS/FUNDECT). Líder do Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Global” (CNPq). Editora-chefe da Revista Direito UFMS.
  • SANDRA MARIA FRANCISCO DE AMORIM: Graduada em Psicologia pela PUC-RJ. Mestra em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA, Lisboa-Portugal. Título revalidado pela Universidade de Brasília (UNB). Doutoranda em Psicologia Clínica e Psicanálise pelo ISPA/IU, Lisboa-Portugal. Professora Adjunta do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha principalmente com os temas: direitos humanos; políticas públicas; saúde mental; infância, adolescência e violência.
  • LYNARA OJEDA DE SOUZA: Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS. Tem experiência na área de cobertura jornalística e direitos humanos; comunicação e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Trabalhou como consultora de Comunicação na Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República exercendo atividades no Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foi assessora de imprensa na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Instituto Aliança com o Adolescente. Foi repórter na Rádio Educativa UFMS. Atualmente é colaboradora dos projetos e assessora de imprensa do Programa Escola de Conselhos da UFMS.
  • ROSEMEIRE LOPES DA SILVA FARIAS: Graduada em Letras – Licenciatura Plena e em Direito pela UFMS. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela UFMS, em Direito Público e em Didática e Metodologia do Ensino a Distância. Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (2005). Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora Titular da Secretaria de Estado de Educação, lotada na Secretaria de Governo, no cargo de Assessora da Consultoria Legislativa. Foi professora dos Cursos de Direito, Letras e Pedagogia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Atua como professora na Faculdade Mato Grosso do Sul (Facsul) nos Cursos de Direito, Matemática e Administração, nas áreas de Direito Administrativo, Direitos Humanos e Linguagem, assim como na Faculdade Novoeste, em graduação e pós-graduação.

Sobre o grupo Terça das Quintas:

  • O “Terça das Quintas” é um grupo composto por oito amigos, poetas e compositores, músicos e amantes da música, dentre profissionais liberais e servidores da UFMS. A apresentação do grupo terá como base canções autorais na linha MPB. Integrantes: Geraldo Damasceno, Marco Antônio Mendonça, Paulo Robson de Souza, Luciana Amaral, Eduardo Ramirez, Francisco Neto, Heitor Corrêa e Tamires Yule.
Compartilhe:
Veja também