6° Clube do Livro da UFMS/CPNA: A Literatura Brasileira entre o passado, o presente e o futuro.
A proposta da Ação de Cultura em tela tem como objetivo dinamizar a continuidade da Ação “Clube do Livro da UFMS/CPNA”, realizado desde 2016 e que já contou com cinco aprovações, a ver: o primeiro, de 2016, recebeu o título de “Clube do livro: história, política e cultura no mundo das letras”; em 2017, a Ação de Cultura continuou com o “2° Clube do livro: perspectivas da literatura feminina”; em 2018, foi organizado o “3° Clube do Livro UFMS/CPNA: o mundo (des)encantador de Roberto Bolaño”; em 2019, a continuidade foi efetivada com a “4° Clube do Livro da UFMS/CPNA: América Latina no mundo das letras”; e, em 2020, ocorreu, virtualmente, o “5° Clube do Livro da UFMS/CPNA: Política e Ficção em Tempos Remotos”. Torna-se relevante destacar que o “Clube do Livro da UFMS/CPNA” tinha uma periodização anual, cuja descontinuidade em 2021 justifcasse pela pandemia do COVID-19. Com mais de vinte livros trabalhados ao longo dessas edições, a proposta atual é dinamizar o acesso, o conhecimento e a discussão sobre a Literatura Brasileira.
Com o título de “6o Clube do Livro da UFMS/CPNA: A Literatura Brasileira entre o passado, o presente e o futuro”, foram selecionadas sete obras que correspondem as propostas apresentadas em tela, a saber: iniciaremos o debate com “Parque Industrial”, de Pagu (escrita com o pseudônimo de Mara Lobo); o segundo livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, que ganhou os prêmios Jabuti, na categoria de romance literário e Oceanos; a obra a seguir é “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, também ganhadora do prêmio Jabuti; seguiremos as atividades da Ação de Cultura em tela com a obra “As Mulheres De Tijucopapo”, de Marilene Felinto; a penúltima obra será “Ladrão de Cadáveres”, de Patrícia Melo; e encerraremos as atividades com a leitura e discussão do livro “Jenipará”, de Graziela Brum. Com essas seis obras, de autores consagrados e contemporâneos, iremos visitar, por meio da literatura, diversos Brasis, de temporalidades diferentes, a partir de estilos literários distintos.
Cada obra será debatida nos últimos sábados de cada mês, presencialmente, na Biblioteca Pública Municipal Maria Batel Ortega. A exceção caberá a última obra, “Jenipará”, no qual teremos a participação virtual da autora, Graziela Brum, por plataformas virtuais (meet ou zoom). Cabe destacar que a proposta da Ação de Cultura em tela tem como objetivo dialogar com o tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão e será integrado ao Grupo de Pesquisa certifcado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científco e Tecnológico (CNPQ) “Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais (LindeCult)” e ao projeto de pesquisa “Mídias, linguagens e interdisciplinaridade: mediações e Estudos Culturais”. Com isso, objetivasse apresentar e incentivar o encontro dos participantes da Ação de Cultura “6o Clube do Livro da UFMS/CPNA: A Literatura Brasileira entre o passado, o presente e o futuro” com a pluralidade da Literatura Brasileira, em toda a sua potencialidade e interpretação que essas obras realizaram sobre o Brasil no passado, no presente e, por quê não, também do futuro?!
Coordenador: Fabio da Silva Sousa