Proponentes: Daniele Gonçalves Colman (FAIND/UFGD); Gustavo dos Santos Souza (UCDB/CAPES); Marinês Soratto (UCDB/FUNDECT)
A presença dos povos indígenas na universidade tem possibilitado a abertura para o diálogo entre diferentes epistemologias, desafiando os ritos acadêmicos que ainda se sustentam dentro de uma lógica ocidental, cartesiana e monocultural. Dessa forma, os afetamentos produzidos pelos indígenas nas universidades, têm promovido o tensionamento dos cânones da academia, nos instigando a repensar o que chamamos de ciência, além de promover a visibilidade dos conhecimentos tradicionais, outrora subalternizados e invisibilizados, na construção de saberes hibridizados. Tendo em vista as Independências do Brasil, este simpósio propõe-se a dialogar e refletir, a partir de modos outros de aprender, de ensinar e de produzir conhecimentos, sobre as contribuições dos povos indígenas na desconstrução da cientificidade moderna dita universal.
Coordenadores: Adir Casaro Nascimento (UCDB); Antônio Carlos Seizer Silva (CEFPIMS/UCDB/UFMS); Estela Mara de Andrade (UCDB/CAPES)
O simpósio tem como foco aprofundar nossas reflexões e conhecimentos sobre criança/infância indígena nos diversos enfoques da educação indígena/escolar indígena e vivência de crianças indígenas em contextos urbanos e não urbanos. Temáticas como, processos próprios de aprendizagem, brincadeiras, escolarização, saberes tradicionais, identidades, direitos entre outras que nos permitem conhecer/aprender com as crianças indígenas que vivem na fronteira entre as suas ancestralidades, imposições e necessidades da contemporaneidade, marcadas pela colonização e colonialidade produzidas pela modernidade. Assim, construir diálogos na perspectiva da interculturalidade onde suas cosmovisões e epistemologias sejam fortalecidas e não hierarquizadas numa relação de poder polarizada e inferiorizada.
Coordenadoras: Maria Augusta de Castilho (UCDB); Maria Christina de Lima Félix Santos (IHGMS)
A abordagem terá como referência a fé, os lugares sagados, a identidade, o patrimônio histórico-cultural, a educação, a arquitetura, o artesanato, as tradições, o território, os saberes locais; destacando o valor da cidadania que deve se articular com o ser humano responsável e criativo. Trabalhar a cultura é uma tarefa muito complexa e extensa, podendo ser constituída por meio de normas, símbolos, mitos e imagens, uma vez que o homem é o único de sua espécie capaz de desenvolvê-la, sendo esta, repassada de geração em geração, por meio de um processo construtivo do saber. Valorizar o potencial local como meio de ação para o desenvolvimento de comunidades é uma alternativa mais democrática do que apenas, propostas políticas generalistas e distantes dos contextos comunitários; assim, valoriza-se o saber e as aprendizagens daqueles grupos em prol de si mesmos.
Coordenadores: Tiago Duque (UFMS); Elenita Pinheiro de Queiroz Silva (UFU)
Gênero e Sexualidade têm marcado o debate no campo da Educação no Brasil. Isso ocorre a partir de experiências variadas, sendo algumas focadas na busca de igualdade de direitos e outras no retrocesso ou impedindo novas conquistas laico-democráticas. Assim, este ST busca reunir trabalhos que discutam as mais variadas experiências de gênero, sexualidade e Educação. Entendemos Educação no sentido amplo, envolvendo instituições públicas e privadas, mídias digitais e não digitais, organizações religiosas e políticas, movimentos sociais, etc. Pesquisas com diferentes enfoques teórico-metodológicos e contextos socioculturais são bem-vindos. Pretende-se reunir pesquisas com resultados parciais ou finais, de diferentes disciplinas/cursos, que tratem de gênero e sexualidade enquanto potencialidades, limites, desafios, conquistas, ameaças e/ou embates na Educação, serão muito bem-vindos.
Coordenadores: Johnny Daniel M. Nogueira (UFSCar); Daniel Estevão Ramos de Miranda (UFMS)
O simpósio temático proposto tem por objetivo reunir pesquisadores(as) que explorem a trajetória política da América Latina, de maneira geral e do Brasil, em particular, ao abordar temas como democracia, autoritarismo, cultura política, federalismo, partidos políticos, sistemas partidários e eleitorais, representação política, políticas públicas e pensamento político brasileiro. Seu propósito é analisar o lugar da política na História brasileira e latino-americana e das relações epistemológicas e de poder que permeiam esse domínio. Em um período recente marcado por ameaças à democracia, acreditamos que revisitar à história política da região e do país pode proporcionar discussões significativas para uma compreensão mais profunda das continuidades, rupturas e desafios presentes e futuros da política no continente.
Coordenadora: Leoné Astride Barzotto (CNPq/UFGD)
Por ocasião do Simpósio Internacional que debate as Independências do Brasil e os 200 anos das escolas públicas, este simpósio temático visa agregar pesquisas e investigações, concluídas ou em andamento, que privilegiem a literatura contemporânea como escopo de representação social fluída, sobretudo no que tange as novas epistemologias, as quais estão afetadas e modificadas à luz de uma revisão crítica, teórica e narrativa dos estudos pós-coloniais e das premissas decoloniais do momento, pois muito afetam o campo literário e tornam possível a verificação desses novos movimentos a criar uma expansão profícua e de impacto sociocultural relevante no que diz respeito às questões de gênero, à escrita de mulheres afro-brasileiras, às produções narrativas oral e escrita dos povos originários brasileiros, as exposições literárias e performáticas das populações migrantes que igualmente modificam o cenário literário nacional, promovendo novas independências literárias, mais justas e mais representativas de nossa sociedade múltipla e plural.
Coordenadores: Rosilene Caramalac (UFMS); Ângelo Luiz Ferro (UFMS); Flávio Adriano Nantes (UFMS)
Partindo da proposição de que a psicanálise está intrinsecamente atrelada às coisas das artes desde a sua fundação, como é o exemplo do texto literário, pois Freud empreende seu grande projeto intelectual lançando mão, entre outros, da literatura; esta, por sua vez, utiliza a teoria psicanalítica para iluminar a si, bem como outras linguagens artísticas – o cinema. Neste sentido, é possível afirmar que as coisas das artes e a psicanálise retroalimentam-se, i.e., diferentes áreas – o saber artístico e o saber psicanalítico podem, numa via de mão dupla, propiciar reflexões para abranger suas significações. Convidamos, então, pesquisadores e pesquisadoras que trabalham com psicanálise e as coisas das artes (literatura, cinema e outras linguagens) para apresentar trabalhos cujos temas perpassem a proposta ora apresentada.
Coordenadores: Fábio Chang de Almeida (UNILASALLE); Alexandre de Almeida (Grifo Projetos Históricos e Editoriais – SP); Luciano Franco Machado (SEDUCRS)
Este Simpósio Temático irá debater a memória social, expressa na forma de patrimônio histórico, bens (materiais ou imateriais) e linguagens culturais, que abordem as experiências independentistas brasileiras e internacionais, no tempo presente e em outras temporalidades. O Simpósio Temático também se propõe discutir a gestão desse patrimônio e bens culturais em instituições de custódia de acervos (museus, arquivos, centros de memória, entre outros), com foco não apenas no tratamento técnico de organização do material, mas nos produtos criados para a sua difusão, como exposições, podcasts, documentários, etc. Buscando superar as distâncias geográficas, o simpósio será realizado no formato online, promovendo o intercâmbio de experiências entre acadêmicos de diferentes regiões.
Coordenador: Fabiano Quadros Rückert (UFMS/ Campus do Pantanal.)
O Simpósio pretende abordar as complexas relações entre a Educação e Pobreza, no contexto histórico do Brasil Republicano. Almejamos fomentar discussões sobre a ambiguidade da Educação escolar: de um lado, ela participa da reprodução das desigualdades sociais; e, do outro, oferece importante contribuições para o enfrentamento das respectivas desigualdades. Adotando uma perspectiva interdisciplinar, o Simpósio está aberto para temas como as representações da pobreza no ambiente escolar; a educação ofertada para as “crianças desvalidas” e para os “menores infratores”; o problema do trabalho infantil; os indicadores de evasão e reprovação entre os segmentos mais pobres da sociedade; a política de alimentação escolar e o cuidado com a saúde dos estudantes. Questões relacionadas ao Programa Bolsa Família, à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Prisional, também se enquadram no escopo do Simpósio.
Coordenadores: Victor Ferri Mauro (UFMS); Lenir Gomes Ximenes (UCDB)
Este simpósio temático pretende congregar pesquisas acadêmicas multidisciplinares cujos sujeitos principais sejam populações indígenas de variadas etnias que habitam ou habitaram em algum momento o continente americano. Os enfoques dos trabalhos a serem selecionados podem estar centrados no estudo de aspectos culturais específicos dos povos ameríndios (como língua, crenças, costumes, artes, tecnologia etc.) ou direcionados para análise do relacionamento destes grupos com instâncias das sociedades nacionais do seu entorno (Estado, agentes públicos e privados, empreendimentos, missões religiosas, ONGs, pesquisadores etc.).
Proponentes: Carlos Eduardo da Costa Campos (UFMS); Priscila Lini (UFMS); Luis Filipe Bantim de Assumpção (UNIVASSOURAS)
O simpósio “Textualidade e Materialidade” promove a integração de análises textuais e materiais no estudo das sociedades antigas, reunindo historiadores, filósofos, arqueólogos e antropólogos para explorar as dinâmicas culturais, sociais e econômicas dos povos da antiguidade (em perspectiva global). Objetiva-se fomentar o diálogo interdisciplinar, destacando o papel de textos e artefatos como fontes primárias para compreender práticas antigas e os usos desses materiais para as práticas de ensino. Os temas abrangem desde a interpretação de textos e análise de artefatos até o estudo de contextos socioeconômicos, práticas religiosas, tecnologias, intercâmbio cultural e instrumentos para o ensino-aprendizagem. O evento visa a troca de conhecimentos e experiências, promovendo uma compreensão sobre as civilizações passadas.
Coordenação: Cleverson Rodrigues das Silva (UFMS)
O simpósio temático “Culturas e Políticas das Américas (Séc.s XVIII, XIX, XX e XXI) está vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq “Laboratório de Estudos e Pesquisa em História das Américas (LEPHA)” e tem como objetivo agregar e debater temáticas históricas das Américas ou em comparativo com o Brasil. Marcos históricos como as Guerras das Independências, a formação dos Estados Nacionais, as Revoluções, as Ditaduras Cívico-Militares, ou temáticas sobre Cinema, Música, Literatura, Imagens, entre outros, serão bem-vindos para debatermos e circular investigações que envolvam a pluralidade política e cultural das Américas do Séc. XVIII até o XXI.
Coordenadoras: Dilza Porto Gonçalves (UFMS); Vivina Dias Sol Queiróz (UFMS)
A proposta deste Simpósio temático consiste na apresentação de trabalhos que tenham como objetivo trazer à tona as práticas de educação e circulação de conhecimento no Brasil nos últimos duzentos anos. Desta forma, podemos analisar as formas de escolarização, organização e cultura escolar no Brasil Independente. Assim, podemos debater sobre as histórias das escolas e suas culturas escolares compreendendo o processo de constituição da escola pública brasileira. E, quando se tratam das práticas pedagógicas priorizamos aquelas práticas relacionadas ao Ensino de História. Pois, entendemos que nessa construção da escola brasileira, as disciplinas escolares com seus currículos e avaliações fazem parte da história da escolarização. O Ensino de História também nos aponta para análise da cultura escolar, mas também para o processo de construção da(s) identidade(s).
Coordenação: Renato Jales Silva Junior (UFMS)
A proposta deste simpósio é reunir discentes e docentes envolvidos no Programa Institucional de Incentivo à Docência para discutir as ações promovidas no curso de História da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS. O objetivo geral do projeto foi discutir como os sujeitos sociais são apresentados na produção escolar e quais as possibilidades de produzir outros olhares.
As discussões teóricas serão organizadas em três núcleos: a concepção de sujeito social dialogando com a produção do historiador inglês E. P. Thompson; a noção de cultura escolar e o debate sobre o Livro didático