Equipe de vôlei masculino representa a UFMS nos Jogos Universitários Brasileiros

Postado por: Marcia Cristina Goncalves Freitas Freitas

A equipe de voleibol masculino da UFMS, após vencer os Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul (JUMS) em junho deste ano, disputará os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs/2019) – Conferência Sul. Esta edição acontece em Maringá (PR), no período de 19 a 24 de agosto. Os JUBs são disputados há mais de 60 anos e representam a maior competição entre instituições de educação superior do Brasil.

Os atletas da UFMS seguem em preparação para o JUBS Conferência Sul, que tem nível técnico elevado e contará com equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A chefe da Divisão de Gestão de Projetos Esportivos, professora Sarita Bacciotti disse que a UFMS tem investido na modalidade por acreditar nos valores que o esporte carrega na formação humana e acadêmica. “O esporte de rendimento exige dos atletas dedicação, tempo e treinamento árduo, além de cuidados com a alimentação, sono, hidratação e preparação mental. Nossos atletas dividem o tempo entre os treinamentos e os estudos nos mais diversos cursos de formação da UFMS, o que os torna exemplos de determinação e garra para a comunidade acadêmica.”

A gestão central da UFMS oferece apoio aos atletas da equipe, para que a participação na competição ocorra da melhor forma possível. Foi disponibilizado transporte próprio da universidade para deslocamento dos alunos de Campo Grande até Maringá, além de ajuda de custo, por meio de edital, para hospedagem e alimentação durante o período dos jogos. Outro investimento foi a aquisição de novos uniformes esportivos, os quais atendem os padrões técnicos estabelecidos para as maiores competições da modalidade. Antes da viagem também, os atletas foram atendidos no Hospital Universitário (Humap) para a verificação do estado de saúde individual.

A projeção da equipe de trabalho da Coordenadoria de Cultura e Esporte é de que a UFMS esteja entre os oito primeiros colocados nos JUBs e permaneça entre os primeiros colocados nos Jogos Abertos de Campo Grande no ano de 2020.

Como parte da preparação final para a competição, a seleção masculina de voleibol da UFMS, dirigida pelo professor Joel Saraiva Ferreira, realizou na noite de ontem, 15, um amistoso contra a equipe campeã dos Jogos Abertos de Campo Grande e venceu o jogo por 3 sets a zero. Segundo Joel, a equipe conseguiu jogar bem e ter uma boa organização em quadra, realizou os fundamentos que tem treinado com mais afinco e de modo geral foi uma boa partida. “Apesar de a equipe adversária não estar completa, eles têm alta competitividade, o que auxiliou na manutenção do ritmo de jogo da equipe da UFMS. Nossa equipe se encontra bastante motivada com a oportunidade de representar o estado e a UFMS na competição mais importante no âmbito do esporte universitário nacional”.

A equipe que representará a UFMS é composta pelos jogadores Edson Fernandes de Farias (capitão da equipe e Bolsa Atleta/UFMS), Jean Cláudio dos Santos Silva, João Vinícius Oliveira Ortiz Boretti, Lucas de Matos de Souza, Rodolfo Miguel Alves dos Santos, Rodrigo Bataglini de Figueiredo, Thiago Henrique Evangelhista Segovia e Vitor Manuel Colibaba de Souza.

Texto: Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalimos) com informações da Proece