Universidade Aberta à Pessoa Idosa

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) é um Programa Institucional de Extensão que tem como objetivo organizar, promover e fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão que tenham como foco a valorização da pessoa idosa na sociedade e a qualificação dos serviços e das políticas sociais públicas voltadas a este segmento populacional, articulando-as de modo a explorar a natureza multicampus da universidade, a intersetorialidade e a interdisciplinaridade.

Se você, servidor docente ou técnico-administrativo, na qualidade de ministrante de disciplina de graduação presencial da UFMS ou de coordenador de uma ação de extensão, de cultura ou de esporte institucionalmente aprovada pela Proece, gostaria de participar da UnAPI, consulte o Edital (abaixo) que disciplina o registro e o oferecimento de vagas para pessoas idosas ou mantenha contato com a Coordenação do Programa pelo e-mail programaunapiufms@gmail.com. Após a leitura do Edital, faça sua adesão por meio do registro simplificado, disponível aqui.

Por meio do Programa são realizadas ações de ensino, extensão, cultura, esporte e lazer que propiciem às pessoas idosas oportunidades intergeracionais para aquisição, desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de habilidades e competências relacionadas à sua autonomia, independência, manutenção ou reinserção na sociedade como cidadão pleno de direitos. O conjunto de atividades desenvolvidas visa promover o intercâmbio entre os saberes acadêmicos e outros saberes, construídos em outros espaços e instâncias sociais e possibilitar a democratização do conhecimento produzido na universidade, além de abrir espaço para a comunidade participar da vida acadêmica.

Se você possui 60 anos de idade (ou mais) e gostaria de conhecer melhor quais as oportunidades que a UnAPI/UFMS lhe oferece, aguarde a divulgação do edital ou mantenha contato com a coordenação do Programa pelo e-mail programaunapiufms@gmail.com.

Informações relevantes para a adesão e oferecimento de vagas por parte dos servidores docentes ou técnicos-administrativos:

• A adesão interna ao Programa UnAPI/UFMS, com o respectivo oferecimento de vagas, pode ser realizada por servidor docente, ministrante de disciplina de graduação presencial da UFMS, e por servidor docente ou técnico-administrativo, coordenador de ação de extensão, de cultura ou de esporte institucionalmente aprovada pela Proece.
  • A adesão do servidor docente para oferecimento de vagas em disciplina de graduação presencial é limitada a disciplinas que não exijam pré-requisitos e implica no compromisso de oferecimento de pelo menos duas vagas, destinadas ao acolhimento de pessoas idosas (60 anos ou mais) na condição de aluno de extensão, entretanto igualmente sujeitas ao controle de freqüência e com obrigatoriedade de participação em todas as atividades e avaliações pertinentes à turma.
  • A adesão do servidor docente ou técnico-administrativo para oferecimento de vagas em ações de extensão, de cultura ou de esporte implica no compromisso de oferecimento de, pelo menos, duas vagas, destinadas à inclusão de pessoas idosas (60 anos ou mais) no desenvolvimento e ou na participação das atividades previstas nos respectivos projetos.

Download (PDF, 280KB)